Título: A Casa da Memória Viva de Ceilândia: 1997-2010: uma análise à luz da Nova Museologia (PEREIRA, 2013).

Resumo: O presente trabalho analisa as ações de resgate da história dos construtores de Brasília desenvolvidas pela Casa da Memória Viva da Ceilândia, durante os anos de 1997 até 2010, à luz dos princípios teóricos e metodológicos da Nova Museologia. Procurou-se compreender as transformações ocorridas no museu e na Museologia durante as últimas décadas e que possibilitaram o surgimento de novas experiências museológicas vinculadas a comunidade, ao patrimônio e ao território e as suas influências na criação de um local de preservação da memória da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.
Palavras-chave: Casa da Memória Viva da Ceilândia - DF. Nova Museologia. Comunidade. Candangos.

PEREIRA, Vinicius Carvalho. A Casa da Memória Viva da Ceilândia: 1997-2010: uma análise à luz da Nova Museologia. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Faculdade de Ciências da Informação, Universidade de Brasília, 2013.