Título: A cidade não é uma só - um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região (ARAUJO, 2018).

Resumo: Tendo em vista o contraste social percebido no Distrito Federal entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas (RA’s), o presente trabalho teve por objetivo produzir um documentário sobre esse tema em Ceilândia, uma das mais antigas RA’s do DF. Buscou-se contrapor a visão dos moradores sobre a RA às visões de sujeitos externos a ela, como por exemplo jornalistas e pesquisadores que moram e trabalham no Plano Piloto. Como inspiração teórica e metodológica se tomou o teórico norte-americano Bill Nichols e o cineasta soviético Dziga Vertov; ambos referências nos estudos do cinema documental. Seguindo esses autores, buscou-se deixar os sujeitos do documentário à vontade durante as filmagens, com poucas intervenções; e se reservou a montagem para deixar clara a construção do olhar e do ponto de vista da diretora desse filme sobre Ceilândia.

Palavras-chave: Documentário. Rap. Ceilândia. Representação Social.

ARAÚJO, Marina Scheffer. A cidade não é uma só: um documentário sobre Ceilândia a partir dos moradores da região. Trabalho de Conclusão de Curso ( Comunicador Organizacional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018.