BIBLIOTECA DIGITAL

Título: Ceilândia retratada nos jornais-análise crítica do discurso midiático (CAMPÊLO; SILVA, 2017)

Resumo: Este artigo é o recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa e tem por objetivo descrever e interpretar práticas discursivas de jornais de circulação midiática de Brasília sobre a cidade-satélite de Ceilândia, situada na periferia do Distrito Federal. O estudo envolve as seguintes questões: qual é a imagem de Ceilândia retratada pela mídia; e até que ponto a mídia expõe a comunidade ao preconceito e à discriminação? Para tanto, busca-se, no discurso midiático, a descrição da cidade reconhecida como lugar violento e que macula a comunidade local. Tal imagem negativa costuma recair sobre jovens que vivem na periferia de Brasília de modo geral, em contextos de situação de risco, o que já os expõe a uma exclusão social. Pondera-se que destacar textos midiáticos dessa natureza possibilita incentivar os jovens, sobretudo em contextos institucionalizados, a assumir um contradiscurso, o que significa contribuir para o fortalecimento de suas identidades sociais e, sobretudo, possibilitar tirá-los de situações de marginalidade, de ficar à margem da sociedade, capacitando-os para ser agentes de uma benéfica transformação social.
Palavras-chave: Pobreza; Violência; Discurso Midiático.

CAMPÊLO, Sandra Rodrigues Sampaio; SILVA, Denize Elena Garcia. Ceilândia retratada nos jornais: análise crítica do discurso midiático. ReDCen, Brasília, v. 1, n. 1, p. 47-67, 2017.

Baixar PDF