Título: Do discurso midiático ao discurso de adolescentes: Ceilândia desde uma perspectiva crítica (CAMPÊLO, 2020)

Resumo: Esta tese, nascida no âmbito dos estudos da linguagem, resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) com o objetivo precípuo envolve a busca de uma articulação entre língua, educação e sociedade, por meio de um trabalho voltado, sobretudo, para os jovens de periferia, de modo a contribuir para o fortalecimento de suas identidades sociais, tanto nos contextos de situação quanto em contextos de cultura. Trata-se de uma pesquisa que envolve dados de natureza documental e de cunho etnográfico. Para tanto, foram selecionados, de um lado, textos do jornal Correio Braziliense e por outro, foram gerados dados de produção de textos, entrevistas e rodas de conversa com jovens moradores da cidade de Ceilândia (DF). Os dados empíricos foram obtidos junto a duas instituições públicas de ensino fundamental de Ceilândia com adolescentes de 13 a 17 anos todos moradores da região. Na perspectiva da macroanálise, o marco teórico-metodológico envolve a linguagem transformacional sob a luz do Realismo Crítico (BHASKAR, [1975] 1998, 2002); e a Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010); e para as microanálises empregou-se a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) e, no âmbito da metafunção interpessoal, foi utilizado também o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005).
Palavras-chave: Ceilândia. Discurso jornalístico; Discurso de adolescente; Macro e microanálise crítica; Análise de Discurso Crítica.

CAMPÊLO, Sandra Rodrigues Sampaio. Do discurso midiático ao discurso de adolescentes: Ceilândia desde uma perspectiva crítica. Teses de Doutorado em Linguística. Universidade de Brasília. Brasília, 2020.