Título: O processo de elaboração do Museu de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História (OLIVEIRA, 2020).

Resumo: Ensinar História é também ensinar o seu método. Na Educação Básica, os fundamentos teóricos e metodológicos, as formas e funções da história juntamente com todas as disputas ideológicas em torno do que deve ser lembrado são comumente negligenciados, colaborando para uma postura passiva dos alunos diante de um conhecimento histórico aparentemente estático. Considerando esse cenário, a pesquisa em desenvolvimento propõe a elaboração do Museu de Ceilândia-DF pelos alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro Educacional 06 de Ceilândia. Os alunos recolherão objetos, fotos e depoimentos orais sobre a história da cidade e posteriormente organizarão uma exposição no segundo semestre de 2021 para a comunidade escolar. O foco da pesquisa não é o Museu em si e sim o seu processo de construção, pois pretendo que os alunos percebam os fundamentos da pesquisa histórica, as intencionalidades e disputas em torno da construção da história a partir da própria experiência prática, pois eles escolherão quais objetos serão expostos, como serão expostos e porque serão expostos. Estimo que após a realização dessa pesquisa os alunos estejam mais aptos para questionarem as intencionalidades presentes em narrativas históricas preconceituosas das quais muitas vezes são vítimas.

Palavras-chave: ensino de História, Museu de Ceilândia, narrativas históricas

OLIVEIRA, Vinícius José Duarte de. O processo de elaboração do Museu de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História. In: ABEH. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.