Título: Perspectiva de virtualidade para a Casa da Memória Viva de Ceilândia (INATOMI, 2014).

Resumo: O presente trabalho explora a temática de museu virtual e museu comunitário aplicada à Casa da Memória Viva de Ceilândia (CMVC), recorrendo à revisão bibliográfica, histórica, ao depoimento do fundador da Casa e à metodologia qualitativa para a abordagem de dados, informações e teorias relativos ao tema. Apoiou-se nos conceitos de Pierre Levy e refletiu-se sobre a essência da CMVC, associada ao processo de virtualização e musealização de seu acervo, sob perspectiva inovadora no campo da Museologia, firmando-se nos pioneiros-acervo e seus fazeres sócio, histórico e culturais pelas ruas de Ceilândia. Concluiu-se que todo museu é potencialmente museu virtual e independe da internet e da interface digital, configurando, desse modo, a principal contribuição desta monografia aos estudos na área.

Palavras-chave: Museologia. Museu Comunitário. Museu Virtual. Casa da Memória Viva de Ceilândia. Distrito Federal.

INATOMI, Karine Lie Sato. Perspectivas de virtualidade para a Casa da Memória Viva de Ceilândia. Monografia (Bacharelado em Museologia) – Faculdade de Ciências da Informação, Universidade de Brasília, 2014.