Título: Planejamento urbano no Distrito Federal: o caso de Ceilândia (SEVERO, 2014).

Resumo: Brasília foi planejada desde a sua criação, e foi construída para ser a nova Capital Federal. Nesse momento de criação, a capital foi vista como um lugar de esperança, por isso recebeu pessoas de outras regiões do Brasil, que viam na nova capital a possibilidade de uma vida melhor. Com a fixação dessa população no Distrito Federal, e a ocupação desordenada do território, surgiram as primeiras cidades satélites e com elas os primeiros planos de ordenamento territorial. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de compreender, a partir dos planos de ordenamento territorial, a formação e desenvolvimento do território Distrito Federal, já que o crescimento desordenado das cidades acarretou em grandes mudanças no espaço. Nesta contextualização, o processo de formação e expansão de Ceilândia nos fornece um importante cenário para a compreensão da dinâmica urbana e territorial existente no Distrito Federal.

Palavras-chave: Planejamento urbano; ordenamento territorial; expansão urbana; Ceilândia.

SEVERO, Denise de Sousa. Planejamento urbano no Distrito Federal: o caso de Ceilândia. Monografia – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.