Título: Reflexões sobre a pesquisa-ação no ensino remoto: uma análise a partir do Museu Virtual de Ceilândia-DF (OLIVEIRA, 2021).

Resumo: Este trabalho é um desdobramento da dissertação de mestrado, em desenvolvimento, intitulada de “O processo de elaboração do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História”. Essa pesquisa-ação foi desenvolvida com os alunos dos 1ᵒˢ anos do Ensino Médio no Centro Educacional 06 de Ceilândia-DF e teve como objetivo levar os alunos a refletirem sobre a construção do conhecimento histórico, os princípios da metodologia histórica e as disputas e tensões que envolvem essa construção a partir da experiência prática de confeccionarem um museu virtual sobre a história da cidade de Ceilândia, Distrito Federal. Essa pesquisa-ação precisou ser adaptada integralmente para o modelo de ensino remoto e o objetivo principal desse trabalho é descrever como se deu essa adaptação, os limites e as possibilidades da pesquisa-ação no ensino remoto a partir do processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF pelos alunos. Conclui-se que a pesquisa-ação é viável no ensino remoto desde que se considere as particularidades da comunidade escolar que se deseja desenvolvê-la.

Palavras-chave: ensino de História, ensino remoto, Museu Virtual de Ceilândia.

OLIVEIRA, Vinícius José Duarte de. Reflexões sobre a pesquisa-ação no ensino remoto: uma análise a partir do Museu Virtual de Ceilândia-DF. In: Simpósio Nacional de História (31: 2021: Rio de Janeiro, RJ) Anais do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico]: história, verdade e tecnologia /organização Márcia Maria Menendes Motta. -- 1. ed. --São Paulo: ANPUH-Brasil, 2021.