Título: Uma análise de conteúdo das notícias do Correio Braziliense sobre Ceilândia (LOPES, 2007).

Resumo: A presente pesquisa é uma reflexão sobre a representação feita pelo jornal Correio Braziliense sobre a cidade-satélite de Ceilândia, uma das regiões administrativas que integram a periferia do Distrito Federal. A cidade é a mais populosa do DF, com cerca de 400 mil habitantes e ainda é vista por muitas pessoas como cidade violenta com alta incidência de roubos, assassinatos e tráfico de drogas. No entanto, os aspectos positivos quase não são lembrados pelo jornal quando o assunto é Ceilândia. Foi feita uma análise de conteúdo das notícias publicadas sobre a cidade-satélite nos meses de agosto e setembro de 2007 nos cadernos de cidades e cultura do periódico. O Correio Braziliense é o maior jornal impresso da capital e serve como base de informação a centenas de pessoas. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa busca mostrar como o veículo representa a Ceilândia e de que modo ele influencia no imaginário de seus leitores. Com o objetivo de investigar como a Ceilândia é vista por moradores do DF, foram aplicados questionários com 30 estudantes do UniCEUB.

Palavras-chave: Ceilândia, Correio Braziliense, imagem negativa

LOPES, Danielle de Carvalho. Uma análise de conteúdo das notícias do Correio Braziliense sobre Ceilândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social). Centro Universitário de Brasília, 2007.