Título: “A Ceilândia de ontem e a Ceilândia de hoje”: Análise sobre o preconceito com relação à origem de lugar. (FARIAS, 2014).

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso traz à tona a discussão a respeito do preconceito contra a origem de lugar. A escala de análise utilizada refere-se a uma Região Administrativa do DF, Ceilândia, com o objetivo de aferir se existe uma visão preconceituosa sobre o local. Para entender a questão territorial recorremos à Geografia e para observar as percepções dos moradores fazemos um debate sobre o preconceito, além de dialogarmos com vários autores como Milton Santos, Albuquerque Júnior, Lana de Souza Cavalcanti, entre outros, para aprofundar a pesquisa. Assim, apresentamos ao leitor a Ceilândia de ontem e a Ceilândia de hoje. A primeira faz uma análise histórica dos acontecimentos sobre a constituição da cidade, utilizando os documentos oficiais e relatos de pessoas que estiveram no início da construção e permanecem nela até os dias atuais. A segunda faz uma análise dos dias atuais, utilizando para isso as visões dos alunos do 5° ano da escola classe 24 de Ceilândia. Finalmente fazemos uma comparação entre os resultados e constatamos que, apesar das limitações desta pesquisa, existe preconceito contra os habitantes de Ceilândia.

Palavras-chave: Distrito Federal, Ensino de Geografia, História de Ceilândia, História Oral, Território e Territorialidades.

FARIAS, Ana Caroline do Bú. “A Ceilândia de ontem e a Ceilândia de hoje”: Análise sobre o preconceito. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2014.