Título: Brasília: a capital da segregação e do controle social – uma avaliação da ação governamental na área da habitação (GOUVÊA, 1995).

Resumo: Este livro versa sobre uma análise da ação governamental na área da habitação no Distrito Federal e evidencia o fato de tanto os governos civis quanto os militares, nos últimos 35 anos, terem utilizado o espaço urbano e a habitação como instrumento para segregar e controlar a população, afastando-a da sede de empregos e poder, o Plano Piloto. O estudo denuncia também, que ao remover o trabalhador por mais de 30 anos para as periferias urbanas, o governo dotou com recursos públicos as áreas antes ocupadas, valorizando-as ao máximo e em seguida entregando-as para as classes empresariais, numa ação de flagrante dilapidação do patrimônio público.

GOUVÊA, Luiz Alberto de Campos. Brasília: a capital da segregação e do controle social - uma avaliação da ação governamental na área da habitação. São Paulo: Annablume, 1995.