BIBLIOTECA DIGITAL
Título: O processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História (OLIVEIRA, 2022)
Resumo: Ensinar História é também ensinar o seu método de pesquisa. Entretanto, na Educação Básica, os fundamentos teóricos e metodológicos acerca da História, juntamente com todas as disputas político-ideológicas em torno do que deve ser lembrado ou esquecido são comumente negligenciados, colaborando para uma postura passiva dos alunos diante de um conhecimento histórico aparentemente estático. Considerando esse cenário, esta pesquisa-ação propôs a construção do Museu Virtual de Ceilândia em conjunto com alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal. Essa construção se deu através do ensino remoto e em etapas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021. Primeiramente, os alunos responderam um formulário sobre a sua relação com a cidade. Em seguida, visitaram remotamente o Memorial JK e a Casa da Memória Viva da Ceilândia. Posteriormente, entrevistaram os seus familiares e coletaram objetos para o acervo do Museu. Por último, organizaram o Museu Virtual de Ceilândia. O objetivo principal desta Dissertação é analisar o processo de construção desse Museu como meio para que os alunos percebessem os fundamentos da pesquisa histórica, as intencionalidades e as disputas em torno das narrativas históricas a partir da própria experiência prática. Considerando as respostas presentes nos questionários, juntamente as manifestações dos alunos durante as aulas, tal objetivo foi atingido. O Museu Virtual de Ceilândia integra a parte propositiva desta Dissertação e está disponível no site: www.museuvirtualdeceilandia.com.br.
Palavras-chave: Ensino de História; Pesquisa-ação; Museu Virtual de Ceilândia. Memória; História local.
OLIVEIRA, Vinícius José Duarte de. O processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal de Goiás, 20221.